terça-feira, 24 de novembro de 2009

Matéria Mobilidade



participação do público


blog de jornalista



blog que usa twitter, vídeos e fotos como fontes


uso do twitter na Zero Hora


uso do twitter em Zero hora


comunidade "Supersábado" Rádio Gaúcha

INTERATIVIDADE E MOBILIDADE MUDAM O PERFIL DOS JORNALISTAS

O cenário do jornalismo vem a cada dia destoando das típicas redações dos jornais impressos, ou de TV e rádio. Atualmente a mobilidade que as pessoas adquiriram através das novas tecnologias exige uma mobilidade maior das informações. Acesso existe, os meios também, ou seja, esta demanda tornou-se uma exigência para os veículos de comunicação.
As novas tecnologias não só possibilita como exige do jornalismo, o relato dos eventos diretamente do local e momento do acontecimento. O jornalista móvel também necessita possuir outras habilidades e conhecimentos.
A partir deste novo cenário que o jornalismo se depara, novas práticas e novas ferramentas vêm sendo incorporadas à rotina jornalística entre as quais o uso destas novas tecnologias móveis digitais e conexões sem fio como plataformas de produção, os blogs móveis e as redes sociais como o Twitter.
O jornalismo sempre foi sinônimo de proximidade com a realidade, com fatos, com o tempo real e com o imediatismo. Ao longo das décadas, algumas invenções foram auxiliando na transmissão das informações, como o uso do telégrafo sem fio, as transmissões ao vivo de emissoras de rádio e televisão e a utilização de recursos como satélites ou veículos equipados com microondas para entradas ao vivo de qualquer parte do mundo, os celulares com diversas funções, e por fim a internet. Assim nasce a mobilidade dentro do jornalismo.

NOVAS TECNOLOGIAS EXIGEM MAIS HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DA MÍDIA

Os maiores grupos de comunicação do mundo já estão adaptados a estas novas realidades. Além de permitir a interatividade com seus públicos, e esta interatividade ser cada vez maior, também disponibiliza atualizações quase que em tempo real ao acontecimento. O fato pode ser jogado no twitter através de textos ou para um site com fotos e vídeos no mesmo momento em que se está presenciando o acontecimento. O que nos permite este envio de informação é um mix de mobilidade de um aparelho celular que tenha edição de textos, capacidade de registro e edição de vídeos, fotos, áudio e acesso a internet.
Apesar de essas novas tecnologias ainda terem um valor elevado no mercado para as pessoas, já para um veiculo de comunicação ou para uma assessoria de uma empresa, ambos tem a possibilidade de economia de tempo, quadro de funcionários e custos de produção. Mas mesmo assim hoje são poucos os investimentos em matérias multimídias ou nas redes sociais. Aqui no Rio Grande do Sul, o maior grupo de comunicação, a RBS reserva bons espaços na mídia para dedicação a mobilidade e interatividade, a Rádio Gáucha, por exemplo, têm comunidades de todos os seus programas onde os ouvintes podem se adicionar, ser “amigos” dos programas e dos próprios locutores. Também possibilita o envio de mensagens que podem ser lidas no ar. Estas comunidades também possuem postagens dos produtores e locutores e fotos do programa que está ao vivo, o que passa uma sensação de proximidade com o ouvinte.
O jornal impresso do grupo, a Zero Hora também em suas páginas acrescenta postagens do twitter e participações dos leitores via celular e internet.
O twitter também é muito bem utilizado pelos próprios blogs. Bons exemplos são os blogs que “debocham” das celebridades e suas bizarrices, como “te dou um dado” ou o “holofote” que pertence ao grupo RBS. Estes blogs se utilizam dos twitters dos famosos para atualizarem sua paginas, em cima do próprio conteúdo divulgado pelos twitts dos famosos fazem a piada e divulgam nestes blogs.
Os próprios apresentadores e jornalistas têm utilizado os blogs e twitters para divulgar suas matérias e reportagens. Aqui no RS, existem alguns blogs que já são ícones em alguns temas, por exemplo, na política temos nomes como Rosane de Oliveira, Políbio Braga e Gustavo Mota.
Além do e-mail e mensagens via site, os veículos de comunicação também estão utilizando o envio de mensagens por celular para abrir a interatividade aos seus públicos. A participação das pessoas na mídia vem se tornando cada vez maior, as pessoas estão ganhando a possibilidade de poder falar, se manifestar, criticar, sugerir e quem sabe até publicar algo.
Cada vez mais a interatividade e a mobilidade estão tirando das mãos dos jornalistas o poder da informação. Cabe ao jornalismo obter a cada dia mais mobilidade e habilidades para que ainda se possa transmitir com qualidade, rapidez, precisão e credibilidade.

TWITT

INTERATIVIDADE E MOBILIDADE MUDAM O PERFIL DOS JORNALISTAS. NOVAS TECNOLOGIAS EXIGEM MAIS HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DA MÍDIA.
Fontes:
http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/files/others/2007_fernando_tecnologias_moveis.pdf

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0652-1.pdf

http://jornalismomovel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário