sábado, 17 de outubro de 2009

Abaixo segue matéria na íntegra do nosso trabalho para entrega final hoje. Na próxima postagem irá constar a identificação dos 5 elementos da matéria.
Roteiro traçado pelo RJ até a conquista das Olimpíadas de 2016.

Por Claudia Laroque

Este mês aconteceu na Dinamarca a escolha para a cidade que vai receber as Olimpíadas de 2016. Estavam lá Chicago Tóquio, Madri e Rio de Janeiro. O Rio em meio à potências mundiais representando nosso país. Poucos acreditavam que poderíamos ser os escolhidos, havia grandes apostas em Chicago, até o presidente Obama foi lá prestigiar sua cidade representante.
O Brasil entra no páreo apostando em um vídeo que trazia as maravilhas coloridas do Rio de Janeiro. A apresentação audiovisual mostrava as belas águas, matas, praias e esportes.

Aqueles que sempre acreditaram no Rio

A comitiva especial do Brasil estava também lá na Dinamarca, ansiosa para os resultados, muito confiante também estavam os atletas brasileiros, o presidente LULA e o ministro dos esportes, Orlando silva.
A primeira fase de eliminações foi marcada por grandes surpresas. O Brasil se classifica. O vídeo das maravilhas cariocas deve ter conquistado os gringos naquele momento em que nem hesitaram em desclassificar direto Madri e a favorita Chicago que representava a grande potência americana, em frente ao presidente mais famoso do mundo, Barak Obama.
A partir daí passamos momentos de angustia e felicidade. Angustia por cada minuto que demorava para sair o resultado final. E felicidade por estarmos ali participando desta grande final para a escolha da cidade das Olimpíadas de 2016. Chegado o momento em que se anunciaria a grande vencedora, palmas para o Rio de Janeiro, pois foi ele a cidade escolhida. Muita alegria, festa e comemoração por parte daqueles representantes brasileiros que estavam lá sempre confiantes como poucos de nós estávamos.
Hoje já há espaço para as criticas sobre o uso de dinheiro para este evento quando se tem tanta desigualdade no país. Há espaço também para aqueles que digam que se for pensar na corrupção, no dinheiro que vai ser roubado não faremos mais nada, e ainda há aqueles que digam que melhorias virão para este país e para sempre. Será mesmo? Mas que venha então a primeira Olimpíada da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário